Como ajudar um animal silvestre ferido: um guia prático

Encontrar um animal silvestre ferido pode ser uma experiência angustiante, mas com as informações corretas, você pode fazer a diferença na vida desse animal.

O que fazer ao encontrar um animal silvestre ferido:

  1. Mantenha a calma: A primeira reação é de susto, mas é importante manter a calma para agir de forma correta.
  2. Avalie a situação: Verifique se o animal apresenta ferimentos visíveis, se está agitado ou se parece estar doente.
  3. Proteja-se: Utilize luvas e outros equipamentos de proteção para evitar acidentes, pois muitos animais silvestres podem transmitir doenças.
  4. Entre em contato com o órgão ambiental: Ligue para a Polícia Ambiental, para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) da sua região ou para ONG`s de resgate de fauna.. Eles são os profissionais capacitados para realizar o resgate e o tratamento adequado.

O que é um CETAS e um CETRAS?

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) é um local especializado no atendimento e acolhimento temporário de animais silvestres encontrados em situação de risco ou apreensão. Já o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Recuperação (CETRAS) os animais recebem os cuidados veterinários necessários, são reabilitados e, quando possível, são devolvidos ao seu habitat natural ou encaminhados a um mantenedouro de fauna, zoológico ou criadouro científico.

Outros locais que podem auxiliar:

  • Mantenedouro de fauna: É um local onde se mantém animais silvestres que não podem mais retornar ao seu habitat natural, com fins de estudo, pesquisa e conservação. Em alguns casos, podem receber animais feridos para reabilitação.
  • Centros de reabilitação de fauna silvestre: Tem como foco a reabilitação e reintrodução de animais a seu habitat natural.
  • Zoológico: Sua função principal é manter um banco genético e educação ambiental, muitos zoológicos possuem programas de conservação e reabilitação de animais silvestres.
  • Criadouro de espécie com fins científicos e de conservação: Esse tipo de criadouro tem como objetivo a reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas de extinção, com o objetivo de aumentar a população e, posteriormente, reintroduzi-las na natureza.
  • ONG`s de resgate de fauna: Geralmente vão até o local para realizar o resgate, fazem o primeiro atendimento e reabilitam o animal para a soltura ou encaminham para o cetas.

Por que não tentar socorrer o animal por conta própria?

  • Risco de machucar o animal: Uma tentativa de socorro inadequada pode causar mais danos ao animal.
  • Risco de se machucar: Muitos animais silvestres podem ser agressivos quando se sentem ameaçados.
  • Procedimentos específicos: O tratamento de animais silvestres exige conhecimentos e técnicas específicas, que somente profissionais capacitados possuem.

Tipos de animais silvestres que podem ser encontrados

  • Fauna nativa: Todo animal pertencente a espécie nativa, migratória e qualquer outra não exótica, que tenha todo ou parte do seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro ou águas jurisdicionais brasileiras;


  • Fauna sinantrópica: Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste. Diferem dos animais domésticos, os quais o homem cria e cuida com as finalidades de companhia e de produção de alimentos ou transporte. Entende-se por fauna sinantrópica nociva aquela composta por espécies de animais que interagem de forma negativa com a população humana, causando-lhe transtornos significativos de ordem econômica ou ambiental, ou que represente riscos à saúde pública.


  • Fauna exótica invasora: Animais introduzidos a um ecossistema do qual não fazem parte originalmente, mas onde se adaptam e passam a exercer dominância, prejudicando processos naturais e espécies nativas, além de causar prejuízos de ordem econômica e social;


  • Fauna exótica: Conjunto de espécies cuja distribuição geográfica original não inclui o território brasileiro e suas águas jurisdicionais, ainda que introduzidas, pelo homem ou espontaneamente, em ambiente natural, inclusive as espécies asselvajadas e excetuadas as migratórias


  • Espécies domésticas: Conjunto de espécies da fauna cujas características biológicas, comportamentais e fenotípicas foram alteradas por meio de processos tradicionais e sistematizados de manejo e melhoramento zootécnico tornando-as em estreita dependência do homem, podendo apresentar fenótipo variável, mas diferente da espécie silvestre que os originou.


Lembre-se: A natureza é o habitat natural dos animais silvestres. Ao ajudar um animal ferido, você está contribuindo para a preservação da fauna e do meio ambiente.

Alguns telefones úteis:

Cetas BH: (31) 3555-6100

Cetas Juiz de fora: (32) 3233-1269

Cetas Montes Claros: (38) 3223-9669

Semente: (31) 3643-7604

Waita: (31) 99462-4867

Zoológico BH: (31) 3277-8489

Compartilhe este post e ajude a espalhar a conscientização sobre a importância de proteger os animais silvestres!

Clínica veterinária Santa Tereza, Rua Gabro 87 - Santa Tereza. (31) 2535-9027

#animaisilvestre #CETAS #fauna #conservação #natureza


Deixe seu Comentário