Troca de pele em répteis
Por quê é necessária?
A ecdise é a muda de pele, quando o animal precisa crescer um pouco mais, mas sua pele não acompanha, então acontece o processo de ecdise, onde a pele velha se solta e dá lugar a uma nova camada, semelhante ao exoesqueleto dos insetos.
Quanto tempo dura?
- Geralmente dura até o terceiro ano de vida, até o animal chegar ao seu tamanho máximo.
- Em animais mais jovens as mudas são a cada 4 meses e depois a cada 6 meses.
- O processo dura cerca de 10 a 15 dias com todas as fases.
Quais são as fases da ecdise?
- Os olhos ficam opacos e azulados devido a um líquido que é produzido debaixo da pele iniciando o processo.
- A pele fica mais opaca e esbranquiçada indicando que a nova camada de pele está se formando
- Devido a sua visão estar prejudicada, o animal pode ficar agressivo.
- O animal se isola e deixa de comer, pois o momento é delicado e requer energia.


O que eu posso fazer durante a muda?
- É de suma importância que a umidade do terrário esteja adequada para que a troca seja bem sucedida, alguns animais preferem mais seco e outros mais úmido.(Você pode utilizar um higrômetro para te auxiliar)
- Deixe tocas para que ela se esconda e uma bacia com água para que ela possa se banhar.
- O substrato do terrário precisa ser um pouco mais áspero como fibra de coco, pois o animal tenta buscar essas superfícies para se esfregar e fazer com que a pele se solte.
- Verifique se a pele não possui nenhum furo ou rasgo, pois pode indicar que alguns pedaços não conseguiram se soltar
- Verifique pontas de dedo e cauda e olhos principalmente, mas não se esqueça do corpo do animal, caso fique um pedaço, você pode tirar ou levar a um veterinário para que ele retire.
- Caso algum pedaço de pele fique no animal pode prender a circulação sanguínea no local e causar necrose, essa falha é chamada de disecdise e pode ser fatal ao animal.
- No caso de cobras a pele deve sair inteira de uma vez, sem furos, rasgos ou pausas. Já em lagartos é comum sair uma parte de cada vez.
- Certifique-se de que durante todo o processo o animal não seja submetido a nenhum tipo de estresse, pois pode prejudicar a muda.
O que fazer após a muda?
Após a muda, poderá manter a rotina do animal, caso esteja inseguro com a troca, leve à um veterinário para certificar-se de que toda a pele foi removida e o animal está saudável. Nem todo veterinário cuida de répteis, é necessário buscar um especialista em silvestres e não convencionais.

Lembre-se que animais silvestres só podem ser adquiridos de criadouros legalizados! Eles devem conter microchip e registro legal válido por órgãos do governo. Caso queira adotar um réptil aqui vai alguns lugares legalizados de confiança:
- Reserva Romanetto: https://www.reservaromanetto.com.br/
- Jibóias Brasil: https://www.jiboiasbrasil.com.br/loja/
- Animais Brasil: https://www.animaisbrasil.com.br/3-animais-disponiveis

Obrigada!